terça-feira, 23 de abril de 2019

NOTA DE ESCLARESCIMENTO - Paixão de Cristo de Ipojuca 2019 - 34ª Edição



A Paixão de Cristo de Ipojuca - 2019 (34ª edição) transcorreu dentro da normalidade, com os espetáculos agendados nos dias (19 e 20/04/2019), na Praça Getúlio Vargas, Centro de Ipojuca-PE. No dia 20/04 (sábado), o espetáculo foi adiado para o domingo (21/04) devido as fortes chuvas que se abateram sobre a cidade de Ipojuca-PE. 

A TFM Produção Cultural, desde o início do projeto (concepção, criação e elaboração) deu a sua contribuição ao espetáculo, por meio da realização e produção executiva do mesmo, a exemplo de: elaboração do projeto; inscrição e aprovação no edital da Fundarpe/Governo de Pernambuco (XI Edital Pernambuco de todas as Paixões - 2019); reuniões com a PMI/Secretaria Especial de Cultura do Ipojuca;  captação de recursos financeiros com os órgãos municipais; produção, planejamento e execução do projeto; contatos e acompanhamento da montagem  da infraestrutura (palcos, som, iluminação, gerador, camarins, banheiros químicos, cenários); finalização da arte do cartazcriação artística e arte final dos 4 cenários (Ceia Larga, Herodes, Pilatos, Sinédrio); participação do ator Cristo (Wil de Ipojuca); participação do Balé de Herodes (grupo cabense União Junina); cerimônia de apresentação do espetáculo (2 dias de locução); captação de recursos e articulação junto ao comércio local; contato e pareria  junto as autoridades municipais e estaduais.

Diante de tudo acima descrito queremos acrescentar que o nosso dever de casa foi cumprido, e a nossa consciência está tranquila diante do fatos ora e supra relacionados.

Queremos externar e agradecer honrosamente de público a Sra. Célia Sales (Prefeita de Ipojuca), Romerinho Sales (Deputado Estadual), Romero Sales (Secretário de Governo),  Jorginho Henrique (Secretário Especial de Cultura), Luciano Medeiros (Diretor de Eventos),  pelo apoio concebido a realização da iniciativa. 

quinta-feira, 14 de março de 2019

2ª SAMBADA DE MESTRE ZEZINHO e LANÇAMENTO DO DVD ''A HORA DO COCO'', em PONTEZINHA.



Sábado, dia 16/03/2019, a partir das 19h00, a comunidade de Pontezinha tem um encontro marcado com a 2ª edição da Sambada do Mestre Zezinho Valério.  Zezinho Valério é natural de Pontezinha no Cabo de Santo Agostinho-PE, e mestre precursor da brincadeira coco de roda em Pontezinha, e tambem fundador do Palanque do Coco, no quintal de sua residência. Mestre Zezinho iniciou suas atividades no coco a partir de 1954 indo até meados de 2002, ano do seu falecimento. 







A iniciativa da Sambada tem a realização do grupo cultural Coco do Mestre Zezinho, através dos músicos Jefferson ''Fofo'', filho do saudoso Roberto Cocada (falecido em 2014 e sobrinho de Zezinho Valério) e Erivaldo Romão, e o apoio do Centro Cultural Farol da Vila, e comunidade de Local de Pontezinha. Na ocasião vários grupos culturais terão participação assegurada, dentre eles: Arnaldo do Coco (Olinda), Coco de  Zé Moleque (Cabo), Baião de Doido (Cabo) e Coco do Mestre Zezinho. 





Além dos shows acontecerá também na programação, a partir das 20h00, o Lançamento do dvd ''A Hora do Coco'' que trás uma coletânea audiovisual de 4 (quatro) filmes históricos, de quatro edições do projeto: A Hora do Coco Selma & Convidados (2010), no Guadalupe e Bomsucesso em Olinda-PE, A Hora do Coco Homenagem a Galo Preto, no Pátio de São Pedro e Porto de Galinhas, em Recife-PE e Ipojuca -PE, respectivamente; A Hora do Coco - Homenagem a Roberto Cocada (2014), no Pátio de São Pedro, Recife-PE; e A Hora do Coco Conexão Rio Olimpíadas 2016, na Casa da Cultura do Brasil, Fundição Progresso, Lapa-RJ. O dvd conta com o incentivo do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros - 2017, da Secretaria da Diversidade Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal e prevê doações gratuitas limitadas a grupos, artistas e pontos de cultura do estado de Pernambuco. A produção e realização e produção do dvd coletânea é da produtora pernambucana TFM Produção Cultural (Recife-PE). Os filmes são históricos e têm momentos antológicos com a participação de vários artistas pernambucanos com Dona Selma do Coco, Lia de Itamaracá, Galo Preto, Zé de Teté, Bongar, Coco de Umbigada, Arnaldo do Coco, Roberto Cocada, Ana Lúcia, Coco de Praia, Chinelo de Iaiá, Zeca do Rolete, Índio Matinho, Grupo Fetxha, dentre vários outros nomes do coco pernambucano. O projeto A Hora do Coco contou com o incentivo do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco nos anos de 2010 e 2013. 







sábado, 9 de fevereiro de 2019

PRÊMIO LEANDRO GOMES DE BARROS e o DVD ''A HORA DO COCO'' em 4 EDIÇÕES (2010-2013-2014-2016)




Como previsto em elaboração, e consagrado como projeto vencedor da V Edição do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros 2017, o dvd ''A HORA DO COCO'' será o produto final do registro de quatro  edições anteriores  (2010-2013-2014-2016). Informamos ainda que o mesmo está na reta final da geração das cópias, e tais cópias serão destinadas a ''distribuição gratuita'' a pontos de cultura, instituições governamentais e personalidades artísticas, para fins de exibição do conteúdo e divulgação do projeto. O dvd em epígrafe catalogou e registrou várias homenagens a alguns mestres de coco do estado, a exemplo de Dona Selma do Coco (2010), Galo Preto (2013) e Roberto Cocada (2014). A retrospectiva audiovisual incluiu também a edição (2016), que transportou uma delegação pernambucana as Olimpíadas do Rio de Janeiro. No mais!!!... vamos aguardar só mais um pouquinho,.... que a iniciativa estará pronta para rodar nas salas dos cineclubes pernambucanos.


segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Sucesso Total a exibição do documentário da TFM ''MESTRES DO COCO DE PERNAMBUCO''.








Com sala de exibição montada ao ''ar livre'' e lotada, o Cocada Cineclube exibiu o documentário da TFM Produção Cultural ''Mestres do Coco de Pernambuco'', produzido em 2014 com o incentivo cultural do Funcultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. O público presente foi classificado pelo poder público local de ''muito bom''. A proposta que deu-se em forma de parceria gratuita (sem custos) aos organizadores do Festival Pinzón 2019, e foi coroada de exito pela maciça participação do público local composto de turistas, visitantes, nativos e pescadores da Praia de Suape, no Cabo de Santo Agostinho-PE. Outro aspecto relevante foi o cenário ao fundo da exibição, a belíssima baía de Suape, porto natural que em 26 de janeiro de 1500 aportou o navegador espanhol Vicent Yanéz Pinzón.









sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Filme ''Mestres do Coco de Pernambuco'' será exibido na Praia de Suape em 25/01/2016.

Será exibido na Praia de Suape, às 19h30 do dia 25/01/2019, o documentário audiovisual produzido  pela TFM Produção Cultural (2014) ''Mestres do Coco de Pernambuco''. No roteiro do filme (DVD) a ser exibido foram percorridas todas as regiões do estado de Pernambuco (Metropolitana, Mata Sul, Mata Norte, Agreste Meridional, Agreste Setentrional e Sertão). O documentário registrou 15 artistas e mestres em suas comunidades de origem, dente os quais destacamos: Selma do Coco, Preto Limão, Manoel Pereira, Galo Preto, Ciço Gomes, Zé de Teté, Bio Caboclo, Índio Matinho, Mestre Dié, dentre outros. Foram capturadas imagens em diversas cidades do estado (Cabo, Ipojuca, Garanhuns, Recife, Olinda, Água Belas, Lagoa de Itaenga, Arcoverde e Limoeiro). O filme é um belo documento do gênero ''coco de roda'', ritmo que permeia a cultura popular de Pernambuco e está presente em todas as cidades do estado pernambucano. O projeto do dvd foi financiado pelo Funcultura, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco,  e contou também com o apoio das Prefeituras do Cabo, Ipojuca, Olinda e Recife.

   

O filme fará parte da programação de comemorações dos 519 anos do descobrimento do Cabo de Santo Agostinho pelos espanhóis. Segundo Historiadores Vicent Yanez Pinzón partiu da cidade de Palos de La Fronteira na Espanha, e chegou em no Cabo de Santo Agostinho em 26 de janeiro de 1500. Tal feito ocorreu antes do descobrimento oficial do Brasil pelos portugueses. A data é comemorado no Cabo há 19 anos (desde o ano de 2000). Tal acontecimento histórico faz parte da história política e cultural do município citado. A realização é da Prefeitura Municipal do Cabo de Santo Agostinho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esporte e Diretoria de Cultura.