Com atividades educativas e culturais, foi realizado no Ipojuca a Semana da Consciência Negra. A agenda teve início na quarta-feira (22/11) com o “Seminário da Consciência Negra”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Especial da Mulher, e culminou nos dias 24 e 25 de novembro, com a celebração da Consciência Negra do Ipojuca 2017, com diversas atividades promovidas pela Secretaria de Turismo e Cultura.
O evento da quarta foi realizado das 9h às 12h no auditório da Escola Municipal Santo Cristo, no centro, e contou com palestras sobre desigualdade social, desafios da mulher negra, política de saúde estadual da população negra – além de apresentações culturais.
Na quinta (23) e na sexta (24), as atividades foram realizadas na Escola Municipal Castelo Branco, em Serrambi, com atividades educativas sobre diversos temas.
Na sexta (24) e no sábado (25), a Secretaria de Turismo e Cultura promoveu atividades de plantio de mudas, apresentações artísticas, celebração no baobá do Ó, cinema e showns culturais. As ações aconteceram no distrito de Nossa Senhora do Ó e na praia de Porto de Galinhas. As apresentações artística e culturais contaram com: Projeto Brinquedo da Capoeira (Olinda), Maracatu Carnavalesco Misto Leão (Olinda), Grupo de Capoeira Berimbau de Fogo (Porto), Grupo de Hipo Hop Nostra Rua (Ipojuca), Ciranda Praieira Pernambucana (Olinda), Pacheco Cantador (Olinda) Mestre do Coco Pernambucano (Recife), Cocada Cine Clube.
Todos os eventos realizados foram gratuitos e abertos à comunidade em geral. O objetivo da Prefeitura do Ipojuca foi promover uma reflexão das políticas que busquem a igualdade racial e uma sociedade sem discriminações no mundo atual, pois não importa a cor mas sim a consciência de cada um.
A produção Executiva do projeto ficou por conta da TFM Produção Cultural ME.
“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece.”
“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece.”
Morgam Freeman
Plantio de mudas |
Shows cultural |
Seminário |
Texto: Prefeitura do Ipojuca
Fotos: Mike Ferreira/Erick Rosendo/Humberto Pazzanese